Formar times de alta performance talvez seja uma das maiores dificuldades de quem se torna líder. Uma coisa é sentar ao lado das pessoas e trabalhar juntos. Outra coisa é criar sinergia entre os membros a ponto do todo se tornar maior do que a soma das partes.
Aposto que você já ouviu alguém falando: “Pra dar certo basta todo mundo fazer a sua parte.” Como diria o poeta: “Na teoria, teoria e prática são a mesma coisa. Na prática não.” É intuitivo pensar que cada um fazendo a sua parte é o suficiente para a equipe se sair bem, mas a realidade fica bem longe disso.
Imagine que sua equipe fosse um teclado de computador onde cada pessoa fosse uma tecla. Nesse momento a responsabilidade do time é escrever um poema. Se cada um fizer a sua parte trabalhando individualmente, o quão bem redigido sairá esse poema? Aposto que não muito, afinal de contas cada pessoa terá sua velocidade de apertar a tecla, e se ela não se preocupar com o que os colega estão fazendo, então não saberá se seu trabalha está sendo efetivo.