O caminho para se tornar um líder em tecnologia é único para cada pessoa, com desafios e aprendizados que moldam a trajetória de maneira singular. Neste episódio Edu Matos recebe o Rafael Ribeiro, ex-arquiteto de software e CTO, para discutir sobre como é a jornada de formação de novos líderes de tecnologia, os desafios enfrentados no caminho e as habilidades humanas necessárias para chegar lá.
A transição de engenheiro de software para líder não segue um único caminho. O primeiro passo é entender as motivações pessoais: por que você quer liderar? Seja por interesse em crescimento pessoal, imposições da empresa ou curiosidade em experimentar algo novo, é essencial entender suas razões. Além disso, o ponto de partida deve ser a liderança pessoal, explorando sua relação consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.
Muitas pessoas confundem liderança com gestão. Embora possam se complementar, são habilidades distintas. Liderança está mais ligada à inspiração e à influência, enquanto a gestão foca em processos e tarefas. Cada pessoa deve descobrir o que deseja e como quer exercer a liderança, seja técnica, interpessoal ou ambas. Reconhecer a cultura da empresa e alinhar suas aspirações a isso é crucial para o sucesso.
A mudança para um papel de liderança traz à tona padrões e comportamentos que podem ser barreiras. Habilidades como empatia, escuta ativa e abertura para perspectivas diferentes são frequentemente desafiadas. Ao contrário de máquinas, as pessoas não respondem a comandos ou "hacks". Construir confiança, lidar com conflitos e compreender dinâmicas de grupo são habilidades que precisam ser desenvolvidas.
A falta de preparação emocional e mental é uma das principais razões pelas quais algumas transições falham. Assim como no surf, onde condições adversas desafiam o surfista, a liderança expõe vulnerabilidades e exige resiliência. Reconhecer bloqueios emocionais e buscar apoio pode transformar desafios em oportunidades de crescimento.
Embora o apoio seja vital, é importante que os líderes desenvolvam autonomia. Assim como no aprendizado de novas habilidades, há um momento em que o líder deve enfrentar os desafios sozinho, mas sempre buscando aprendizado contínuo. Participar de comunidades de líderes, trocar experiências e refletir sobre suas práticas são maneiras eficazes de continuar evoluindo.
Situações difíceis são inevitáveis, mas prever áreas de vulnerabilidade pode ajudar. Fazer uma análise das próprias competências em áreas como pessoas, negócios, entrega, dinâmica de equipes e tecnologia é um bom começo. Identificar lacunas e buscar conhecimento nessas áreas pode evitar surpresas no futuro.
Um bom líder é aquele que mantém uma relação saudável consigo mesmo e com os outros. Ele tem clareza sobre os objetivos da organização e trabalha para alinhar sua equipe a esses resultados. Além disso, a capacidade de aprender continuamente e de adaptar-se às necessidades do negócio é uma marca de liderança eficiente.
A liderança é uma jornada contínua de autodescoberta e aprendizado. Este episódio reforçou a importância de estar aberto a novos conhecimentos, buscar apoio em mentores e comunidades, e lembrar que, no final, liderar é influenciar positivamente a vida das pessoas ao seu redor.
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