Um dos aspectos mais negligenciados por líderes técnicos é a qualidade e frequência do feedback dado aos seus timess. Muitas vezes, esses líderes caem na armadilha do "está ok" sem realmente avaliar a qualidade do trabalho entregue. Mas, ao fazer isso, estão permitindo que padrões medianos se tornem a norma, impactando negativamente o crescimento da equipe e os resultados da empresa. Neste episódio o Edu Matos reage a um artigo da Wes Kao sobre os perigos de dar feedbacks sem pensar direito no que está falando.
No começo, o volume de feedback importa mais do que a técnica que você está usando.
Quando um líder diz "parece bom" sem uma análise mais profunda, está permitindo que a barra de qualidade do time caia um pouco a cada entrega. Pequenos detalhes que poderiam ser melhorados são ignorados, e o time passa a aceitar um padrão menor do que realmente poderia atingir. Isso também prejudica o desenvolvimento dos profissionais, que deixam de receber insights valiosos para seu crescimento.
Um líder eficaz está sempre atento ao que pode ser melhorado e compartilha essas observações com o time. Mesmo quando uma entrega precisa ser feita rapidamente e a qualidade não é a ideal, o feedback deve ser dado para garantir que, no futuro, os erros não se repitam.
Existem duas razões principais pelas quais os líderes evitam dar feedback detalhado:
Para que o feedback seja bem recebido e tenha impacto positivo, algumas táticas são essenciais:
Se você deseja um time de alta performance, precisa elevar constantemente os padrões e garantir que a equipe esteja alinhada com essa expectativa. Isso não acontece com discursos inspiradores ocasionais, mas sim com cobranças diárias e feedbacks constantes. Os melhores profissionais querem trabalhar com líderes que os desafiem e ajudem a crescer.
Antes de aprovar um trabalho, pergunte-se:
A partir do momento em que você se compromete a dar feedbacks de qualidade, a evolução do time é inevitável. Feedbacks frequentes, honestos e direcionados criam um ambiente onde a melhoria contínua se torna parte da cultura. E isso é fundamental para construir times de alto desempenho.
Se você deseja aprender mais sobre liderança na tecnologia, conheça o treinamento de Liderança de Equipe da Escola Forja, onde, além de feedbacks, abordamos diversos outros tópicos para ajudar líderes de tecnologia a alcançarem um novo patamar na carreira.